9 de julho de 2009

Arquitetura

De Arquitetura gótica

"Arquitetura Gótica se baseia num sistema de abóbadas, cuja estabilidade era assegurada por um equilíbrio perfeito de forças."
Se as igrejas românicas eram sólidas e presas à terra, as góticas passaram a ser leves e altaneiras.



Enquanto as catedrais românicas se apresentavam pesadas, escuras, lugar onde os homens religiosos da Idade Média se escondiam com medo dos "olhos de Deus", as catedrais góticas se abriram para a luz do mundo exterior, transformando-a e tornando-a sobrenatural

A Catedral Metropolitana de São Paulo (ou Catedral da Sé) fica na Praça da Sé, no centro de São Paulo. É um dos cinco maiores templos góticos do mundo. Foi construída entre 1913 e 1954. Tem 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. Abriga até cerca de 8 mil pessoas. O projeto original da igreja foi desenvolvido em 1912, pelo arquiteto e engenheiro alemão Maximilian Emil Hehl, com colaboração de Catharina Mafra).



Planta da catedral de Amions. A planta de uma Catedral é sempre em forma de cruz. O braço horizontal corresponde aos equinócios e aos solstícios, enquanto o braço vertical corresponde a um simbolismo polar, aos pólos com relação ao plano do equador. A consciência da planta em cruz nos permite ler o mundo, perceber a arquitetura.



Sistema de forças de uma catedral gótica



Confira toda a simbologia da arquitetura gótica no site www.gothiccastle.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário